O Dojo

Em um dojo, encontra-se zelo ao local e perpetuação de ritos e a socialização entre praticantes. Pense no dojo como a extensão de sua casa. Dentro dele deve haver valores sociais, sendo eles, hierarquia, respeito, gratidão aos ancestrais, além de seu princípio a todos praticantes, como um lugar de estudo e aperfeiçoamento pessoal.

Em Umuarama, o Aikido começou seus treinos em abril de 2002 e as aulas são ministradas no Dojo Kaname Ywasaki, localizado no centro da cidade e de fácil acesso. Instalado na avenida Londrina, 3735, o Dojo conta com 80 metros quadrados, banheiros, vestiário e demais dependências para melhor atender os alunos.

Devido a essas virtudes, não é estranho escutar os praticantes se referirem ao Dojo e aos colegas de treino como uma grande família, que se unem por um bem comum, os treinos acontecem todas as terças e quintas-feiras das 19 horas às 20h30.

O Aikido e as Mulheres

O Aikido é uma arte marcial focada na defesa pessoal, pretende evitar o espírito combativo e a realização de torneios e competições entre os praticantes.

Devido essa abordagem, o aikido é conhecido como uma arte marcial propícia às mulheres, principalmente por não necessitar de força física nas técnicas, não estimular a competitividade entre seus praticantes, mas a busca do benefício individual e coletivo, criando um ambiente amigável e respeito

Traz como benefícios, segurança, capacidade de defesa, desenvolve a coordenação motora com movimentos e exercícios respiratórios, estimula a paciência e uma postura pacificadora em conflitos do cotidiano, auxiliando na diminuição do estresse e ansiedade.

Fatores físicos como menor estatura, flexibilidade e movimentos sutis, tendem a serem enfatizados como pontos positivos para a prática. Os movimentos circulares das técnicas favorecem as mulheres, que em sua maioria tendem a desenvolver o Aikido de forma elegante e eficaz.